Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Degraus de Saber

Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil - Baião

Degraus de Saber

Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil - Baião

"Blogues de Bibliotecas Escolares. Uma em especial!" - A nossa, claro!

BibliotecaH, 18.01.07


Por vezes (muitas vezes!) a navegação pela Internet traz-nos surpresas gratificantes. Foi o que sucedeu desta vez. Ao entrar no (excelente) blogue "Bibliotecas de Portugal", em http://bibliotecas-.blogspot.com/2007_01_01_archive.html, saltou aos olhos o seguinte post de um antigo professor desta escola (professor Fernando Vilarinho):

"Quinta-feira, Janeiro 04, 2007
Nos últimos tempos tem surgido um número razoável de blogues de Bibliotecas Escolares. Contudo uma grande parte deles apenas são actualizados durante dois a três meses. Ou seja, quase sempre o tempo de duração de um trimestre escolar. Vêm as férias (grandes ou pequenas) e o blogue passa à história.

Face ao número crescente de blogues de bibliotecas escolares até foi criado na coluna direita deste blogue uma subcategoria para listar este género de blogues. Poderia ainda ter incluído muitos mais que tiveram "vida curta". Constata-se que muitos dos blogues aí listados foram criados no 1º trimestre do actual ano escolar.

Curioso foi descobrir (através do google) o blogue da biblioteca escolar aonde leccionei no ano lectivo 1999-2000, a Escola EB23/Secundária de Baião. O blogue, que foi iniciado em 4/11/006, está bastante bem concebido (integrando muitas sugestões, eventos, imagens apelativas, etc.) e é frequentemente actualizado, contando já com quatro posts no actual mês. Tudo indica que é dos que "sobreviveu" ao período de férias. Deixei nesse escola muitas e boas amizades, mas a primeira coisa que me recordo sempre que esta me "vem à cabeça" é o facto de ser comum grande parte dos alunos deixarem nela (nos corredores, no chão do exterior dos pavilhões, nos parapeitos da janela, etc) os livros, cadernos, pastas, mochilas, sacos, no final das aulas para pegarem neles de novo no dia seguinte. Lembro-me que num dos primeiros dias do ano lectivo, em Setembro, vinha no final das aulas a sair da sala dos docentes, quando se me deparou pela 1ª vez tal cenário. Realmente fiquei bastante admirado, e fui perguntar ao Sr. António Gomes (o guarda nocturno e uma das pessoas que mais apreço guardo dessa escola). Ele elucidou-me que tal era a prática habitual e que era muito, muito raro desaparecer algum objecto. Não sei se este costume ainda se mantém nesta escola, mas aquela visão de centenas de objectos espalhados pela escola ficou bem registada na minha cabeça.

Na altura a Biblioteca ocupava um espaço de considerável dimensão, e pelo que me apercebi estava bastante bem apetrechada de livros e outros documentos afins, e dispunha de três ou quatro computadores (já com ligação à internet). Entretanto, não sei como esta biblioteca evoluiu. Aproveito para desejar votos de muito sucesso à Biblioteca (e ao Blogue) da Escola EB2,3/S. de Baião, e já agora a todas as outras bibliotecas escolares deste país que se afirmam cada vez mais como um elemento imprescindível e dos principais no processo de ensino-aprendizagem dos discentes.
publicado por Fernando_Vilarinho @ "


Um grande bem-haja ao professor Fernando Vilarinho pelas suas palavras de apreço à nossa escola. Retribuímos os votos de sucesso ao seu blog (com tantas e tão importantes informações). Um abraço de todas as amizades que aqui deixou e que o  recordam com estima e saudade.


3 comentários

Comentar post