Biblioteca do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil - Baião

Livros online
23
Jan 15

winston_churchill-cecil-beaton.jpg

 

 

Amanhã, 24 de janeiro, assinalam-se os 50 anos da morte de Winston Churchill. E quem foi Churchill? Winston Leonard Spencer-Churchill foi uma das figuras controversas e marcantes no século XX. 

Nasceu em 1874, numa família aristocrata, no Palácio de Blenheim, junto de Oxford. Estudou numa escola privada de Harrow, mas não foi aluno brilhante. Apesar disso, para além da sua carreira política onde deixou a sua marca, destacou-se como escritor, tendo sido laureado com o Prémio Nobel da Literatura, em 1953. Ainda jovem, seguiu a carreira militar e participou na Primeira Guerra Mundial. Mostrou-se contra os regimes totalitários. Durante a 2ª Guerra Mundial tornou-se primeiro-ministro na Inglaterra, tendo um papel importante na liderança dos Aliados, contra as forças do Eixo. Contudo, apesar dos Aliados terem vencido a guerra, Churchill perdeu as eleições inglesas, embora voltasse ao poder alguns anos mais tarde, também como primeiro-ministro. É de Churchill o conceito de "cortina de ferro". No início dos anos 50, esteve 10 dias na Madeira, tendo pintado algumas aguarelas de Câmara de Lobos.

Churchill morreu em 1965, estando sepultado no palácio de Blenheim, onde nasceu. O seu corpo foi transportado numa embarcação pelo rio Tamisa até à estação de Waterloo. Quando o barco passava, os guindastes situados nas margens do rio baixavam-se, como se fizessem uma vénia.

publicado por biblioteca-ebsbaiao às 10:27

Catálogo online
Facebook
O nosso site
Livros online
Catálogo online
QRCode
Blogue da Biblioteca
QRCode
blogs SAPO
pesquisar
 
arquivos
Visitantes