O Terceiro Mundo
BibliotecaH, 03.06.09
Começo por dizer que este é um assunto que daria para escrever um livro. Mas, como não é o caso, vou escrever sobre aquilo que acho mais importante.
Com as aulas dadas (de História) e com a informação que nos chega, principalmente da RTP2, dá-nos conta da desigualdade que existe no mundo.
Entre outros, o maior problema das pessoas que vivem em países que ainda são considerados do terceiro mundo são: primeiro, as pessoas não terem o verdadeiro direito à liberdade; segundo, não terem direito às condições mínimas de vida que, claro, envolve a educação, alimentação, higiene, saneamento e saúde.
Pensando bem sobre estes dois ou três factores que são a base para que o ser humano possa mostrar o seu valor, somos obrigados a concluir que a troco do poder, ditadura, ou acções idênticas se esquecem dos valores humanos e utilizam-nos para construir as suas fortunas e os seus exércitos. Como dizia, até é bastante ingrato falar sobre estes problemas, porque quem tem sensibilidade até chega a sofrer.
Enquanto escrevi tudo isto, acontece que um grupo de”tubarões” controla o mundo, segundo os seus interesses, esquecendo-se de tantas vidas (crianças que nada têm a ver com a loucura, mas sofrem todos os dias pela falta de civismo e bom senso dos mais ricos.
Acho que a riqueza do mundo está muito mal dividida!
(Maria Inês Moreira, nº 19, 9º A)