Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Degraus de Saber

Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil - Baião

Degraus de Saber

Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil - Baião

O Terceiro Mundo

BibliotecaH, 04.06.09

Este é um assunto conhecido por todos, mas nós fechamos os olhos a ele, pois não pensamos no que aquelas crianças (nem só elas, mas sobretudo elas) passam para arranjar comida, para superar o cansaço por causa do excesso de trabalho e o que lhes custa curarem-se das doenças, porque não há grande assistência médica, nem medicamentos.

 
Tal como disse, este é um caso conhecido por todos, mas agora aprofundamo-lo mais nas aulas de História. Relembramos como, no nosso mundo, existem grandes desigualdades, quer sociais, quer económicas.
 
Os países do Terceiro Mundo localizam-se no Hemisfério Sul, à excepção do Continente da Oceânia. Nesses países existem vários problemas, tal como o elevado número de analfabetos. Há também uma elevada taxa de mortalidade infantil, e isso deve-se principalmente à subnutrição que existe nas crianças. Já os outros problemas, não são directamente ligados às crianças, como o fraco rendimento per capita; a agricultura, que é pouco produtiva; a indústria é fraca; há falta de capitais e de mão-de-obra qualificada.
 
Com o passar do tempo e para dar apoio, foram criadas ONG (Organizações Não Governamentais), como por exemplo, Cruz Vermelha, Banco Alimentar, etc. Mas, será que nós só vamos “arregaçar as mangas” para ajudar, quando os habitantes do Terceiro Mundo morrerem todos ou quando Portugal estiver a atravessar o mesmo? Aí não vale a pena dizer: “Eu, bem queria ajudar. Porque é que não o fiz? Hoje preciso eu. Agora é que vejo o que custa e o quanto é triste quando nós precisamos dos outros”.
 
(Sandra Mesquita, 9º A, nº 21)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.