Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Degraus de Saber

Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil - Baião

Degraus de Saber

Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil - Baião

O Terceiro Mundo

BibliotecaH, 18.05.09

Mais um trabalho dos alunos do 9º ano sobre o Terceiro Mundo...

 

 

"Quando os contrastes económicos são elevados as suas consequências são a divisão, a escolha dos melhores aos olhos da humanidade e a desvalorização dos direitos do povo inferior.

 

Terceiro Mundo é um conceito que até hoje, e cada vez mais, permanece no nosso quotidiano. Este nome transmite-nos de imediato algumas ideias negativas: pobreza, miséria, habitações precárias, falta de bens-materiais, escassez ou inexistência de água e electricidade.
 
Há uma sensível “pena” para com esse povo, no entanto ninguém consegue revoltar-se e lutar para atingir um, e o mais nobre, objectivo de sempre: integração num mundo melhor. Há realmente organizações que se esforçam diariamente para fazerem chegar ao Terceiro Mundo uma melhoria de vida, mas nem sempre este esforço é bem sucedido. Refiro portanto aos desvios do resultado deste esforço, pelos “rebeldes.
 
Estas ambições, estes egoísmos levam a uma queda enorme de ajuda mútua, cooperação entre este povo inferior que, consequentemente, aos seus olhos só vêem a vingança, aumentando assim o número de “rebeldes”.
 
Nem a informação que nos chega, nem o quão as pessoas são sensibilizadas com imagens deste povo, são capazes de tocar no seu interior e permitir que avancem e façam sorrir o sofrimento, a angústia e o desespero destes.
 
Contudo, ainda conseguem sorrir para a vida de uma maneira impensável para nos que só sorrimos quando temos computador, telemóvel, mp3, etc. E nem da comida e de uma casa nos lembramos. “Na simplicidade constroem a própria felicidade, que porém é infeliz”. (Joana Oliveira, 9º A, nº13)
 
(Imagem disponível na Internet)